O que é POP, IMAP e Webmail?
POP, IMAP e Webmail são maneiras distintas de acessar seu e-mail, sendo que POP e IMAP são protocolos de rede que podem ser utilizados por um cliente de e-mail (como Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird e Mail da Apple) e Webmail é um site na internet que pode ser acessado por qualquer navegador (como Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari).
POP
Para acessar seus e-mails via POP é necessário um cliente de e-mail. Este método é comum em empresas pelo seu mecanismo que, por padrão, faz download dos e-mails para o seu computador e os remove do servidor, evitando assim que sua caixa de e-mail fique lotada e também que na ausência de internet seja possível acessar todos os seus e-mails.
É recomendado a utilização do protocolo POP somente se você acessa seu e-mail de apenas um local, pois senão seus e-mails ficarão distribuídos entre os pontos de acesso.
IMAP
Como o POP, o protocolo IMAP também precisa de um cliente de e-mail. A grande diferença entre o POP e o IMAP é que o IMAP não remove a mensagem do servidor e também recebe outras informações como: se o e-mail já foi lido, em qual pasta está armazenado, etc. Ele exige mais da velocidade da internet por estabelecer uma conexão com o servidor para sincronizar todos os e-mails.
A grande vantagem do IMAP é poder ter todos os e-mails em todos seus dispositivos e ainda caso não esteja em outro local, é possível acessa-los via o Webmail. É importante ressaltar que quem não tem custume de deletar e-mails deve-se ficar atento a capacidade de armazenamento da caixa de e-mail.
Webmail
Diferentemente do POP e IMAP, o Webmail não precisa de nenhum programa próprio para acessar seus e-mails; é necessário apenas um navegador, seja em um computador ou celular com conexão com a internet.
Saber como utiliza esse tipo de acesso é fundamentel caso ocorra alguma dificuldade na configuração do cliente de e-mail ou caso esteja em outro local.